Conheça os seres bioluminescentes no IPBio
Se você está planejando visitar o PETAR ou tem planos de fazer a viagem em breve, nos roteiros de aventura da Pousada Rupestre, você poderá ter a experiência única de observar seres – quase – mágicos.
Você pode estar se perguntando: como assim? Vou ver ETS?
A verdade é que aqui em Iporanga isso é bem comum, mas isso é pauta para outro artigo.
Estamos falando sobre os seres bioluminescentes que você pode conhecer no passeio noturno do IPBio.
Mas, afinal, como é esse passeio?
A própria infraestrutura do instituto já mostra a riqueza socioambiental e educacional: conta com estufa de planta e anfíbios com área de 600m², alojamento para voluntários, laboratório e aquário para desenvolvimento de pesquisas.
Há aproximadamente 71 espécies de cogumelos bioluminescentes no mundo e Iporanga detém 12 delas.
Saiba que você estará em um dos locais de maior concentração de cogumelos bioluminescentes do mundo.
Na verdade, o IPBio é mais do que um centro de pesquisa, é um ecossistema de conhecimento sobre a vida, conservação e conexão com a natureza… sobretudo à noite!
Abaixo, conheça o cronograma do passeio guiado pelos biólogos, pela luz das estrelas e pela luminescência mágica dos organismos noturnos.
O que você vai ler neste artigo?
Qual é o roteiro do passeio noturno?
Essa aventura é guiada pelos biólogos da reserva com duração de aproximadamente 3 horas, os Monitores Ambientais da Pousada Rupestre serão os responsáveis por te levar até lá, confira o roteiro abaixo.
Apresentação do propósito do IPBio
Localizado na Reserva Betary, a história do IPBio começou em 2004 – com o intuito de criar vínculos entre a pesquisa científica e o público.
Nós fizemos um artigo sobre “IPBio: A importância do PETAR para a ciência”. Clique aqui para ler na íntegra.
Trilha noturna para observar os organismos bioluminescentes
A trilha noturna é o destaque do passeio, o momento mais esperado pelos visitantes. A experiência sensorial é tão única que fica até difícil colocar em palavras.
Além de ver os organismos, os monitores especializados do IPBio irão compartilhar informações sobre os animais e plantas e suas incríveis capacidades luminosas.
Laboratório de fungos
O espaço é destinado ao desenvolvimento e protocolos para domesticação dos cogumelos bioluminescentes da Mata Atlântica.
Durante o passeio os visitantes conhecem a importância desses organismos na manutenção do equilíbrio ecológico, sua diversidade e os benefícios que proporcionam ao meio ambiente.
Aquário com túnel submerso para observar os seres aquáticos
E se você pensou que o IPBio se limita a terra firma, se enganou.
— Sim, a visitação passa até pelo ambiente aquático.
O aquário do instituto apresenta um túnel submerso que permite observar de perto os seres aquáticos que habitam os rios e lagos do Vale do Ribeira.
No aquário foram reproduzidos diferentes ambientes aquáticos para desenvolvimento de pesquisa com peixes nativos da região.
Estufa de plantas e anfíbios
E por fim, de volta à terra firme.
O passeio é finalizado adentrando a estufa para observar várias espécies de plantas e anfíbios, e ainda sentir os sons, cheiros e todos os outros sentidos que o passeio noturno proporciona.
Lembrando que este artigo mostra o roteiro de forma básica. No dia da visitação, os monitores ambientais vão detalhar mais e tirar todas as dúvidas que possam surgir.
Sabe aquele ditado popular: quem avisa, amigo é? Então… durante o passeio não hesite em perguntar, hein. Não é sempre que é possível observar seres bioluminescentes na natureza.
Depois do passeio noturno, relaxe na Pousada Rupestre
Após uma experiência tão incrível como está, recomendamos uma noite de sono bem tranquila aqui na Pousada Rupestre.
O coração quentinho da aventura, somado com um banho mais quentinho ainda e uma cama cheirosa, é o combo perfeito para descansar e aproveitar as outras atrações do PETAR, no dia seguinte.
— Estamos localizados há 8km do Instituto de Pesquisas da Biodiversidade (IPBio), e oferecemos pacotes de Hospedagens & Passeios.
Quer saber mais informações? Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.