O Que Fazer no PETAR: Um Guia Completo para Aventureiros

Localizado no Vale do Ribeira, o PETAR é um convite para viver aventuras dignas de filmes.


Tem trilhas que levam a cachoeiras gigantes, cavernas que foram habitadas por povos primitivos e, à noite, há quem diga avistar OVNIs.

guia-do-que-fazer-no-petar

Além disso, comprovadamente pela ciência, existem seres bioluminescentes que brilham como em um cenário de Avatar.


E sabe o que é melhor? O parque fica pertinho da capital paulista, a apenas 320 km de distância!


Pasme: é um dos poucos lugares no mundo com mais de 400 cavernas catalogadas! Não é à toa que ele é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Agora, se você já deu aquele Google “o que fazer no PETAR?” e ficou perdido com tantas opções, pode ficar tranquilo.


Este guia foi feito para organizar tudo o que você precisa saber sobre o parque em um só lugar. Boa leitura, aventureiro!

O que você vai ler neste artigo?

Falou de PETAR, Falou de Cavernas!

Essa não pode faltar na sua lista de o que fazer no PETAR. O parque é conhecido por sua impressionante rede de cavernas, com mais de 400 formações catalogadas.

Cada caverna tem suas próprias características, tornando a visitação uma experiência única a cada nova descoberta.

  • Caverna Santana: É uma das mais visitadas do parque. Suas estalactites, estalagmites e cortinas de pedra formam verdadeiras esculturas naturais. Durante a visita, é comum que sejam feitas dinâmicas de adivinhação com as formações, como se fossem nuvens. Algumas até ganharam nomes sugestivos por sua semelhança com patas de elefantes, seios, cabeça de cavalo e muito mais.

o-fazer-no-petar-caverna-santana
  • Caverna do Ouro Grosso: O caminho para chegar até ela passa por dentro de uma figueira milenar. Ao chegar na caverna, você verá que suas paredes brilham como ouro — daí vem o seu nome. E para melhorar ainda mais a experiência, há uma cachoeira dentro dela, onde é possível tomar um banho refrescante (congelante… mas que vale a pena)!

o-fazer-no-petar-cachoeira-da-caverna-ouro-grosso

Durante a visitação, os guias explicam os processos de formação das cavernas, a importância de sua conservação e as histórias curiosas que cada uma carrega.

É um aprendizado prático que encanta tanto adultos quanto crianças. Em algumas delas, é possível encontrar vestígios de comunidades que viviam nesses grandes salões, tornando a experiência ainda mais significativa.

Boia Cross no Rio Betari!

Para quem busca uma atividade com tempero de aventura e adrenalina, o boia cross no Rio Betari é uma escolha certeira.

Essa aventura consiste em descer o rio em uma boia individual, com aquela sensação gostosa de frio na barriga e gargalhadas garantidas!

É uma atividade segura e recomendada para iniciantes, desde que acompanhados por guias experientes, que fornecem equipamentos adequados, como capacete e colete salva-vidas.

Além disso, o Rio Betari é famoso por suas águas cristalinas, que refletem a paisagem ao redor e criam um cenário digno de filme.

E para nossa felicidade está no nosso quintal! O Rio Betari faz margem com a Pousada Rupestre e oferece uma piscina natural aos nossos hóspedes.

O Paraíso das Cachoeiras

Além das cavernas, o PETAR também é muito conhecido por suas inúmeras cachoeiras. Veja algumas clicando aqui.

Estas quedas d’águas cristalinas, cercadas pela exuberante Mata Atlântica, são um convite para relaxar, sentir a paz que só a natureza oferece e recarregar as energias longe da correria da cidade.

o-que-fazer-no-petar-cachoeiras
  • Vai viajar com a família? Existem opções acessíveis, com trilhas tranquilas.
  • Quer se aventurar com os amigos? As cachoeiras desafiadoras estão esperando por você.
  • Ou está pensando em uma viagem solo? Pode vir também!


E agora você deve estar se perguntando: “É possível conhecer mais de 10 cachoeiras em uma única viagem?”


Sim, é possível! E aqui entra um dos destinos favoritos dos nossos hóspedes: o Vale das Ostras.


Localizado em Eldorado, cidade vizinha ao PETAR, o Vale das Ostras não faz parte do parque, mas é um dos passeios mais queridos por aqui e sempre está na programação dos nossos Monitores Ambientais.


Nesse passeio, você fará uma trilha extensa, com boa parte do percurso pela água. Ao longo do caminho, as cachoeiras vão surgindo, cada uma maior e mais impressionante que a anterior, até que você chega à cereja do bolo:


A majestosa
Queda de Meu Deus!


Com mais de 50 metros de altura, essa cachoeira é simplesmente apaixonante. Não à toa, ela foi considerada a mais bonita do estado de São Paulo. Prepare-se para perder o fôlego diante de tanta beleza!

Experiências Noturnas no PETAR

Caminhar ao anoitecer em uma floresta úmida à procura de organismos com brilho fosforescente. Parece uma cena do filme Avatar, mas é só uma das atrações que você pode conhecer no PETAR.

Aqui em nossa região está a maior concentração de cogumelos bioluminescentes do mundo. Das 100 espécies identificadas até o momento, 27 foram encontrados aqui, você sabia?

o-que-fazer-no-petar-reserva-betary

E você pode conferir de pertinho essas espécies na Reserva Betary, um centro de estudos da biodiversidade, que oferece passeios noturnos.

Essa aventura é guiada pelos biólogos do instituto com duração de aproximadamente 3 horas.
Confira o roteiro:

  1. Apresentação do propósito do IPBio;

  2. Trilha durante a noite para explorar os organismos bioluminescentes na natureza;

  3. Laboratório de fungos;

  4. Aquário com túnel submerso para observar os seres aquáticos;

  5. Estufa de plantas e anfíbios.


Sem dúvidas o que mais chama a atenção neste passeio, são os cogumelos e rochas bioluminescentes, você já viu algum antes?

Que História é Essa de OVNIs?

Já imaginou avistar luzes coloridas e inexplicáveis radiando do céu enquanto você relaxa em meio à natureza?

Pois é, Iporanga, a cidade que abriga o PETAR, não é conhecida apenas como a “Capital das Cavernas”, mas também por ser palco de fenômenos misteriosos que intrigam moradores e visitantes há décadas.

Desde 1940, relatos de aparições de objetos voadores não identificados (OVNIs) têm sido frequentes na região do Vale do Ribeira, especialmente em Iporanga.

Esses fenômenos atraem curiosos, pesquisadores e ufólogos de todo o país, que vêm em busca de respostas para os mistérios que o céu dessa cidade guarda.

A cidade se tornou um ponto de interesse para a ufologia a partir dos anos 1990, quando os relatos começaram a ganhar mais notoriedade, incluindo luzes que se movem de forma incomum e objetos brilhantes que aparecem no horizonte noturno.

Nossos monitores ambientais da Pousada Rupestre têm diversas histórias intrigantes para compartilhar sobre esses fenômenos.

Muitas delas vêm de moradores locais, que cresceram ouvindo relatos de luzes estranhas e experiências misteriosas envolvendo OVNIs.

E você, ficou curioso?

Palmito na Brasa… Iguaria da Nossa Região!

Se você deseja experimentar o palmito pupunha, uma comida típica do PETAR, o Palmito na Brasa é o lugar ideal.

Oferecem diversos sabores e formas de saborear esse prato, fugindo do tradicional. É um espaço muito agradável que funciona aos sábados, domingos e feriados.


O que esperar do cardápio? 👇

🍛 Palmito Pupunha

🧁 Doces

🍢 Churrasquinho

🍺 Bebidas


Instagram: @palmitonabrasapetar

  • Recomendamos que entre em contato e realize a sua reserva previamente.

Onde se Hospedar no PETAR?

Curtir os atrativos do PETAR, e ainda ter um cantinho na floresta para chamar de lar por alguns dias, parece um convite irresistível, né aventureiro?

Confira as 3 acomodações mais escolhidas pelos Hóspedes da Pousada Rupestre:

Os Chalés Mata Atlântica, são cabanas rusticas que fazem com que sua conexão com a natureza comece desde a sua acomodação. A madeira oferece uma sensação acolhedora e contrasta com a rotina urbana, na qual estamos habituados a dormir cercados por concreto.

O Chalé Rupestre é único, e isso faz com que seja um dos mais disputados por aqui. Além de ser a maior opção disponível, é ideal para casais ou famílias que buscam uma hospedagem com conforto e privacidade.

suites-pousada-no-petar

A Suíte Floresta tem um quarto amplo e uma área externa que conta com rede de balanço para que você possa usufruir da paz do nosso jardim. Ela acomoda até 6 pessoas e é normalmente indicada para grupos maiores de amigos.

E gostamos sempre de destacar que independente da acomodação que você escolha, o nosso delicioso e fresquinho café da manhã, está incluso na sua diária. Então você não precisa se preocupar em levar lanchinhos de casa ou pensar em deslocamentos nas primeiras horas do seu dia.

Viva aventuras e experiências inesquecíveis em meio à maior porção de natureza preservada do estado de São Paulo, e hospede-se com todo o conforto e cuidado necessário na Pousada Rupestre. Faça a sua reserva clicando no botão abaixo.

Atenção!

Se tiver dúvidas sobre nossas acomodações, consulte a sessão de hospedagens;

Você poderá personalizar o seu roteiro de passeio junto a nossa equipe de atendimento após o preenchimento do formulário;

Solicite a sua Reserva!

Preencha o formulário, o time de atendimento da Pousada Rupestre entrará em contato em instantes para concluir o seu agendamento por WhatsApp;

Boas Vindas à Comunidade Rupestre

Nós da Pousada Rupestre queremos divulgar as maravilhas do PETAR ao mundo, para isso, criamos uma newsletter onde iremos compartilhar mais informações sobre roteiros, aventuras e a importância ambiental do parque.

Fique de olho na caixa de entrada do seu e-mail para acompanhar as novidades e promoções exclusivas da pousada; 

Caso queira saber mais sobre as opções de hospedagem e passeios fale com o nosso time de atendimento, estamos a disposição para atendê-los via WhatsApp.

💬 Fale no Whatsapp!