Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), localizado a cerca de 320 km da capital de São Paulo
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. Leia este artigo e saiba mais informações sobre a sua importância ambiental e conheça nossos roteiros.
O que você vai ler neste artigo?
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR
O PETAR possui uma extensão de 35.884,28 hectares, e situa-se no extremo sul do estado de São Paulo, entre as cidades de Iporanga e Apiaí.
Além de seu valor inestimado na preservação de diversas espécies nativas da mata atlântica e histórico-cultural, uma vez que abriga diversas comunidades tradicionais carregadas de história, o parque tem extrema importância ambiental para a regulação do clima e do abastecimento de água na região e arredores.
O PETAR e seu papel na proteção de um extraordinário patrimônio espeleológico
O PETAR protege um extraordinário patrimônio espeleológico que, associado aos sítios naturais paleontológicos, arqueológicos e históricos, compõe uma das mais ricas regiões ambientais inseridas no bioma da Mata Atlântica brasileira.
A região conta com uma das maiores concentrações de cavernas do planeta: cerca de 300 cavidades naturais subterrâneas já cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, com dimensões, formas e ambientes singulares, que atraem grande número de visitantes e estudiosos.
A Caverna Casa de Pedra, por exemplo, possui o maior pórtico de caverna do mundo, com 215 metros de altura; uma verdadeira obra de arte da natureza!
A área compreendida pelo parque tem relevo altamente acidentado, com diferença em altitude de mais de 1.000 m², possibilitando a presença de várias cachoeiras.
Além de ser um importante depósito natural de riquezas e conhecimentos científicos, que abrange desde a existência de registros pré-históricos a evolução geológica do planeta, o PETAR é um local também destinado ao ecoturismo, que tem se apresentado como um grande aliado em ampliar a consciência ambiental e o respeito pela natureza de turistas dos mais diferentes lugares do Brasil e do mundo.
O PETAR é dividido em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso, Casa de Pedra e Caboclos e a região toda conta com mais de 30 atrativos abertos a visitação, entre cavernas, cachoeiras, árvores centenárias, patrimônios histórico-culturais e arqueológicos, os visitantes encontram uma incrível biodiversidade de fauna e flora a explorar.
Visite as maravilhas do PETAR com a equipe de Monitores Ambientais da Pousada Rupestre
Pensando na comodidade e no cuidado de cada detalhe para proporcionar uma experiência inesquecível aos nossos hospedes em sua estádia no PETAR, a equipe de Monitores Ambientais da Pousada Rupestre organizou três roteiros considerando os diferentes níveis de desafio de cada aventura do parque.
Confira abaixo as opções de roteiro de passeios pelas maravilhas do PETAR da Pousada Rupestre.
Aaah é!? Importante dizer isso.
Antes de conhecer as nossas opções de roteiros, saiba que pode contar com o nosso time de atendimento frente a qualquer dúvida referente a sua viagem para o PETAR. Nós estamos a disposição para te ajudar.
Para falar conosco é só clicar aqui! Dito isso, vamos às opções de roteiros;
Roteiro Iniciante
Este pacote foi planejado para fazer a sua primeira visita ao PETAR inesquecível, para isso, reunimos as atividades mais tradicionais e divertidas do parque em um roteiro para todas as idades;
Roteiro Aventura
Este pacote foi planejado para uma aventura no mundo subterrâneo do PETAR, onde visitaremos as principais cavernas do parque. Salões gigantescos, rios subterrâneos e belíssimas formações de calcário serão as principais atrações;
Roteiro Rupestre
Este pacote foi planejado pelos Guias Ambientais da Rupestre para proporcionar uma experiência inesquecível, nas atrações mais desafiadoras e magníficas do PETAR;